Lançado em 2008 Sonic Unleashed manteve sua produção a maior parte do tempo em segredo sendo que somente depois de muito tempo publicaram-se imagens das fases de dia do jogo como principalmente Spagonia e Mazuri, o jogo ainda não havia sido mencionado pela Sega, mesmo assim os fãs ficaram muito contentes pelo estilo do Sonic (parecer-se mais com o antigo), a mistura de duas jogabilidades a 2D e 3D e pelas belas fases, com cenários cheios de vida e muito bem feitos aliás.
Mas toda aquela alegria foi por água á baixo quando foi revelado a nova transformação de Sonic, chamada Werehog, que seria uma versão lobisomem de Sonic que aparece somente durante a noite e possui uma jogabilidade totalmente distinta de Sonic, focada em batalhas (estilo God of War).
Novidades do game e jogabilidade:
Sonic Unleashed possui diferencialmente de todos os outros jogos de Sonic uma mistura de jogabilidades 2D e 3D, onde a maior parte do jogo é 3D, mas ainda temos muitas partes em 2D, a jogabilidade em 3D possui uma certa semelhança com Sonic and the Secret Rings. Enquanto a jogabilidade de noite aparenta ser uma mistura de God of War e Devil May Cry, pelo jeito que o Werehog se movimenta e os desafios que aparecem.
A jogabilidade é um tanto quanto bastante leve o boa para ficar se locomovendo, principalemnte nos villages ^^. correndo normal Sonic fica muito lento, não sendo possível chegar em um bom tempo ao final da fase ou conseguir impulso para chegar nos melhores caminhos, mas segurando (Quadrado no PS3 ou X no XBOX) Sonic dará um boost que aumentará muito sua velocidade deixando meio difícil de se enxergar para alguns e também fica meio sem controle então você ficará dependendo drift (Segura botão bolinha no PS3 ou B no XBOX) para poder fazer certas curvas com perfeição ou no mínimo não bater na parede.
Sonic também tem o Quick Step que apertando (R1 para PS3 e RB para XBOX) Sonic fará uma pequena e rápida esquiva para a direita e apertando (L1 para PS3 e LB para XBOX) ele esquivará para a esquerda, com essas esquivas podemos nos esquivar rapidamente caso algo como um barril de espinhos venha na sua direção ou ataques de inimigos.
Light Speed Dash também está presente no jogo e apertando (triângulo no PS3 ou Y no XBOX) quando tiver uma trilha de anéis, segui-los até o final, mas esta abilidade só pode ser liberada em Shamar. Também tem o Stomping onde quando Sonic estiver no ar ele cairá com tudo, o ataque serve pra por exemplo alguns botões que necessitam de alguma força extra para serem apertados.A jogabilidade de noite é totalmente diferente, Werehog corre de maneira super lenta e pode esticar seus braços e pernas para poder atacar os inimigos de nem tão perto, com mais força e poder acertar um número maior de inimigos ao seu redor, para atacar os inimigos você pode ou socar (triângulo no PS3 e Y no XBOX) ou ir arranhando que é (Quadrado no PS3 e X no XBOX) pular é o mesmo botão, mas (Círuculo para o PS3 e B para o XBOX) faz Werehog pegar seus inimigos, um ataque bastante últi caso esteja cercado, porque assim pode pegar um inimigo e tacar nos outros, também serve para pegar objeitos. (R2 ou L2 para PS3 e RT ou LT para XBOX) serve para Werehog correr usando as quatro patas, (L1 pra PS3 ou LB pra XBOX) faz Werehog usar o Shield, um escudo meio azulado que bloqueia os ataques dos inimigos, mas somente se tiver barrinhas suficientes e por final o modo Unleashed (R1 ou RB) onde Werehog começa a consumir a barra acima da energia, enquanto ele fica mais rápido, forte e não perde energia ao ser atacado enquanto o modo não acabar.
A barra de Unleashed é preenchida por orbs de cor roxa que saem junto com a experiência ao derrotar algum inimigom, ou chefe ou destruir algum objeto como um vaso qualquer.
O jogo ainda possui o QTE ou Quick Time Event, onde aparece uma sequência na tela indicando a ordem e botões que devem ser apertados para chegar á algum caminho melhor, geralmente um atalho ou para escapar da morte em Eggmanland e Adabat, se errar Sonic irá cair parando no caminho de baixo ou morrerá dependendo da fase.
Outra novidade que se destaca nas fases é a presença de itens como Artbooks, Videotapes e Soundtracks que estão espalhados tantos nas fases como nos Gaia Gates, adquirindo eles é possível no laboratório do professor rever Soundtrakcs de fases, villages, rever os cutscenes e desenhos dos personagens e fases.
O joog também possui as medalhas do sol e da lua que estão dristribuídas nos villages, Gaia Gates e fases, elas servem para poder acessar as fases comuns e outras extras, elas estão divididas em níveis, ou seja, quando mais medals tiver maior será o seu nível sendo o nível 7 o máximo possível, aí pode perceber que nos Gaia Gates, nos portais que te levam para a fase terá um número, ele indica o nível que as medalhas devem estar pra poder entrar na fase.
Mais outra novidade seria os upgrades, Sonic e Werehog possuem abilidades que podem ser upadas conseguindo experiência ou EXP (Experience points) ao derrotar chefes, inimigos ou até comer ou beber alguma coisa, Sonic possui apenas Speed - Velocidade e Ring Energy- Barra de Boost. Já o Werehog possui Combat- Abilidades de combate, Strength- Força, Life- Energia, Unleashed- Barra de Unleashed e Shield- Barra de Defesa.
História:
Uma grande frota de naves estava sobrevoando o espaço. Todas elas pertencentes ao Dr. Eggman. Seu plano, não explícito no game de começo, esta prestes a ser interrompido por Sonic...como sempre! O ouriço mostra sua velocidade alucinante, desviando de robôs e destruindo outros até que finalmente é pego por Eggman, utilizando uma potente máquina. Sem pensar duas vezes, Sonic utiliza o poder das Chaos Emeralds e se transforma em Super Sonic, destruindo a máquina em poucos segundos e começando uma grande perseguição contra Eggman.
Sem ter por onde ir, Eggman para numa sala com sua nave e é abordado por Super Sonic. Eggman tenta fazer um pedido de desculpas um tanto quanto esfarrapado para o ouriço, que já está cansado de toda essa situação. Mas o que Sonic não sabia é que tudo fazia parte de um grande plano. Eggman sorrindo desarma sua armadilha e cria um campo de força no qual Sonic não consegue fugir, mesmo estando em sua forma super. Após tentativas sem sucesso, Eggman aperta um botão e inicia talvez um de seus processos mais malignos: As energias das esmeraldas revertem a forma super de Sonic para uma forma parecida com um lobo, chamada de Werehog. Além disso, a arma destrói a terra em sete pedaços e dentro do núcleo dela aparece um gigantesco e maligno mosntro: Dark Gaia. Werehog tenta segurar-se com força diante de uma porta aberta na nave de Eggman, mas falha e cai na terra dividida em pedaços.
Apesar da queda gigantesca, por incrível que pareça, Werehog fica vivo. Após a queda, a poucos centímetros de distância dele, junto das esmeraldas, um pequeno ser está desacordado. Ao abrir os olhos e ver Werehog, a primeira reação do pequeno bicho é fugir. Mas depois de perceber que Werehog não queria comê-lo, os dois acabam conversando e o ser revela que sofreu uma amnésia, não lembrando seu nome e porque estava deitado naquele local. Os dois prometem ajudar um ao outro para descobrir uma forma de reverter o que aconteceu com Sonic e descobrir quem o pequeno bicho realmente é. Pouco tempo depois, o sol começa a raiar e algo inusitado acontece: A maldição de Sonic passa e ele volta ao normal. Mais tarde ele irá descobrir que sua maldição apenas o afeta de noite. Além disso, descobrirá também uma forma de fazer o planeta voltar ao normal, com a ajuda de seu pequeno amigo, apelidado de Chip, que possui um grande mistério e importância em relação a toda essa tragédia que Eggman cometeu.
Villages:
Os Villages seriam as cidades ou lugares que representam o lugar do planeta onde você estará. além dele dar-lhe acesso ao Gaia Gate ou Entrance Stage ele serve para conversar com as pessoas, fazer missões com as pessoas, comprar comida ou outros itens e até exorcisar pessoas sobre efeito do poder de Dark Gaia.
Geralmente os lugares são bem pequenos, mas podem haver excessões também e Sonic e Werehog possui algumas de suas abilidades impedidas, como a velocidade de Sonic que é bastante reduzida e os combos de Werehog, deixando assim mais fácil de se jogar nos villages.
Entrance Stages (Gaia Gates):
São outras áreas que representam a fase que jogará que nem nos villages, mas agora você está totalmente livre, podendo correr novamente á 1000 por hora e bater de todas as formas que quiser, mas, sua funcionalidade além de esconder itens como teas que devem ser entregues á uma determinada pessoa ou bolas de critais, entrou outros itens, é dar acesso as fases.
Eles geralmente são meio pequenos também, mas também tem algumas excessões, como a imagem mostra esse é o Gaia Gate de Chun-nan, onde dentro daquela casa está o Act1 Night e para acessá-la somente trocando o Gaia Gate de dia para a noite.
Fases:
As fases de Sonic Unleashed são incrivelmente lindas e bem feitas, todas cheias de detalhes que dão um ar mais natural ao jogo, são no total 7 continentes com 9 localidades.
Apotos: Windmill Isle
É a primeira fase do jogo, inspirada na Grécia possui gráficos e cenários muito bonitos, traz vários itens para serem pegos e não possui aqueles tutoriais do PS2/Wii, são apenas 3 acts days e 2 nights:
Fases Day: Act1 day é um nível tutorial pra aprender o principal do jogo e seguinte dela vem as fases normais no Act 2 e Act3, sendo o Act2 com um número maior de inimigos e obstáculos para serem passados, presença de grinds e muito mais enquanto o Act3 não é obrigatório e só possui grinds do início ao fim.
Fases Night: Act1 é uma fase também que serve como tutorial, mas apenas no seu início que depois já fica com cara de fase normal, cheia de inimigos e obstáculos também, enquanto Act 2 não é obrigatório e você fica num lugar onde tem várias portas e apenas deve abri-las procurando por itens para abrir uma porta para vencer a fase.
Mazuri: Savannah Citadel
Fase baseada na África, mas na parte das selvas, agora as fases estão um pocuo mais difíceis e longas que em Apotos, enquanto que aparecem novos inimigos e várias outras formas de jogabilidade.
Fases Day: Act1 é a principal fase e única obrigatória, tendo vários obstáculos, razoável número de inimigos e poucas alternativas de caminhos e meio difícil para os iniciantes, enquanto que o Act2 se passa numa árvore onde seu objetivo é dar três voltas completas nela dentro do tempo que o jogo pedir, o Act 3 já uma fase meio confusa, com vários e vários caminhos e muitos obstáculos incluindo espinhos, inimigos, plataformas que caem e etc.
Fases Night: Act1 é o principal e único obrigatório, tendo vários obstáculos que vão necessitar de um raciocínio extra e o Act2 não obrigatório é uma fase de equilíbrio, onde quase do início ao fim Werehog terá que ficar se equilibrando.
Boss: Primeiro boss do jogo onde você joga com Sonic e deve bater 10 vezes em Eggman que está com uma máquina que lembra uma aranha, então cuidado com sua garra.
Spagonia: Rooftop run
Baseada em países Europeus, Spagonia é uma das fases mais divertidas e graficalmente lindas e é onde está a universidade do Professor Picke, mas antes temos um pequeno minigame para chegar até Spagonia.
Tornado Defense Act1- Baseado em Sky Chase de Sonic Adventure e SADX Sonic e Tails estarão no tornado e começarão a vir inimigos, mas ao invés de controlar o tornado deve apenas apertar o botão que aparece no inimigo para lançar um ataque e derrotá-lo e assim vai até o final onde enfrenta Eggman em uma enorme máquina.
Fases Day: Act1 é a única obrigatória sendo uma das melhores fases do jogo, muito grande, cheia de inimigos e obstáculos, Act2 é uma das fases mais chatas, deve-se ao fato que você ficará o tempo todo em ciam de plataformas e ir pulando de uma pra outra e no Act 3 que é totalmente 2D deve encontrar os 10 Chaos perdidos.
Fases Night: Possui somente o Act1, fase também bastante cheia de inimigos, bastantes obstáculos, novos inimigos e bem longa também.
Boss: O chefe de Spagonia não é contra Eggman, mas sim alguns robôs criados por ele que dirigem outra máquina que possui principalmente a abilidade de soltar raios.
Holoska: Cool Edge
Fase baseada no Alasca. uma fase bastante difícil, com presença de bastante água e baleias nas fases day, gráficos muito bons também e bastante diversão.
Fases Day: Act1 é a fase prinicipal e única obrigátoria, tendo vários obstáculos, água pra se correr em cima, mas somente com Boost se não Sonic cai e o trenozinho da versão PS2/Wii também está presente, mas agora o número de obstáculos é bem maior e muito mais difícil, enquanto que o Act2 é uma fase meio repetitiva por passar por algures semelhantes várias vezes, poucos inimigos e cheia de obstáculos, realmente difícil de se passar.
Fases Night: Possui apenas o Act1, com nem tantos inimigos quanto as outras fases, mas vários obstáculos incluindo água e agora aparecem os inimigos que podem te empurrar com vento, soltar fogo ou gelo até.
Boss: Segundo Boss Night tendo um bicho muito esquisito pra se matar, deve-se bater em usas áreas meio verdeadas e quanto ele estiver com barreira derrotar alguns inimigos que estarão por lá.
Chun-nan: Dragon Road
Baseada na China, Chun-nan possui um nível de dificuldade muito grande em relação as outras fases, cheia de buracos e caminhos muito difíceis de se pegar.
Fases Day: Act 1 é a principal e única obrigatória, cheia de plataformas que se ao caso cair pode morrer, algumas partes com água, só que mais dificeis que Holoska, poucos inimigos e o Act2 é também uma fase estilo Holoska Act2, tendo várias partes quase iguais várias vezes e muitos obstáculos e por fim o Act3 que deve-se apenas pular de plataformas que nem mostra a imagem para outras parecidas até chegar lá em cima.
Fases Night: Act 1 é a principal e única obrigatória, tendo muita água e vários caminhos secretos para serem descobertos, quantidade de inimigos é razoável e possui muitas quedas que podem te matar. Act2 é uma fase mais de desafios como equilíbrio, pular na hora e lugar certo e ficar carregando pedras que desbloqueiam caminhos á fase toda.
Boss: Primeiro Boss do Werehog, sendo uma fênis gigante e coberta de fogo, deve-se jogar água nela para apagar o fogo e depois atacar e depois atacar.
Shamar: Arid Sands
Baseada na Índia, Shamar é uma fase deserta de nível nem tão difícil, mas inimigos muito mais poderosos e tiram muita energia com Werehog e vários caminhos secretos, tanto Day quanto Night.
Fases Day: Act1 é também uma fase bastante divertida, cheia de atalhos e caminhos secretos, bastante inimigos e super divertida pra se jogar, enquanto que o Act2 é uma fase extremamente curta e possui mais sequências para serem feitas e só.
Boss: Mais um Boss Night, dessa vez é outro bicho, pouco maior que você, bater nele até que adianta um pouco aí ele cai e fica deitado no chão e você deve aproveitar e levar caixas para um lugar atrás dele para poder abrir o Templo de Gaia.
Empire City: Skyscraper Scamper
Fase baseada nos Estados Unidos da América-EUA, cheia de prédio muito altos, quedas que podem te matar durante a fase inteira tanto Day quanto Night e nível de dificuldade alto.
Fases Day: Act1 única obrigatória, fase muito divertida também com pequenos chefes só pra entretenimento, várias caminhos secretos também. Act2 é apenas alguns obstáculos que você deve passar enquanto o chão é extremamente estreito e qualquer deslise pode fazer você cair.
Fases Night: Possui apenas o Act1, onde fica praticamente o tempo todo em cima de prédios incrivelmente altos, resolvendo enigmas e matando vários inimigos e pequenos chefes.
Adabat: Jungle Joyride
Baseada no Havaí, Adabat possui várias partes de mata e água, sendo uma fase de nível muito difícil e várias quedas que podem te matar.
Fases Day: Act1 é a única obrigatória e é cheia de inimigos, anéis e dificuldade pela frente. Act2 é uma fase de partes bastante repetidas como algumas outras e cheia de obstáculos também, enquanto o Act3 é baseado na primeira parte do Act1, onde deve se usar bastante o Quick Step.
Fases Night: Act1 é a única obrigátoria, fase nem tão longa, mas cheia de quedas, cachoeiras e muita água, com nem tantos inimigos e o Act2 parece uma fase comum com bastante inimigos, água e desafios e chega a ser maior que o Act1.
Boss: Este depois depois de vários nights é um de dia, na verdade a mistura do de Spagonia com o de Mazuri, ou seja, possui aquela garra e pode soltar raios, então fique atento e não erras os QTE's.
Eggmanland
Finalmente a última fase do jogo, a mais difícil e torturosa do jogo, ele se passa no ultimo continente que prescisa ser restaurado, mas antes também temos o minigame para chegar até lá.
Tornando Defense Act2 - Sendo muito mais difícil que o primeiro, neste temos inúmeros robôs te atacando chegando a conseguir mais de 1 milhão de pontos caso não erre nenhuma vez, enfim é muito difícil.
Eggmanland Act1: Único ato da fase, é extremamente grande e difícil e também está dividido em Day e Night, mechendo numa ampulheta é possível trocar de um para outro, no total você joga 3 vezes com Sonic e 3 vezes com Werehog, finalizando a fase com Werehog. A fase com Sonic possui vários caminhos e muito estreitos ao mesmo tempo e difíceis por causa dos QTE's e os próprios caminhos, enquanto com Werehog há bastante caminho secreto e uma enorme quantidade de inimigos e partes de equilibrar.
Boss Egg Dragon: Primeiro Eggman com o Werehog, deve-se bater bem naquele círculo verde no peitoral do robô até que chegue a parte dos QTE's e logo Eggman destruirá o chão e irá parar de num lugar mais profundo e nele termine de bater e derrote Eggman.
Boss Dark Gaia: Dark Gaia é finalmente despertado e agora você deve derrotá-lo, com Chip vá chegando perto dele e desvie das pedras e quando necessário bata nelas para quebrá-las e quando chegar nele aperte os botões corretos, aí Dark Gaia irá segurar Chip, então com Sonic acerte um dos olhos verdes dele, e assim vai repetindo até finalizar com a destruição do terceiro olho.
Perfect Dark Gaia: Ainda no mesmo boss agora ele se transforma, e Sonic também, então controle Super Sonic até a barreira, e destru-a atacando aquelas serpentes e depois só realizar os QTE's e fim.
Conclusões:
Em minha opinião Sonic Unleashed é um ótiumo jogo e mesmo tendn o Werehog pra mim ele dá apenas um extra ao game, porque eu não consigo imaginá-lo sem o Werehog, pra mim faltaria diversão, em quesitos gráficos o jogo supera a maioria dos outros jogos da Sega com gráficos muito bonitos e bem feitos.
Na parte sonora o jogo também não decepciona, com ótimos SoundTracks e efeitos de som também. A jogabilidade também é muito boa e confortável tanto day quanto Night. Infelizmente faltou algum multiplayer e as missões são muito repetidas, sendo sempre a mesma fase, principalmente as do Hot Dog, onde deve-se jogar a mesma fase 9 vezes com Sonic e 6 com Werehog.
Enfim, se gosta do Sonic 3D, de bastante velocidade e jogos com combates irá gostar de Sonic Unleashed, mas se gosta do Sonic antigo este game pode decepcionar-te, mas o que vale é a diversão ou você curte ou você não curte.
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